29 novembro, 2010

A escolha do fotógrafo

Existe no mercado empresas especializadas em fotografias de festas e eventos. Estas empresas contratam muitos fotógrafos, a maioria recém formados.
A pergunta é:- Quem é o autor das fotos? Quem tirou aquelas fotos expostas nos álbuns ou nas vitrines das lojas de fotografia?
Quando você vê um álbum da empresa, está vendo na verdade, uma edição das melhores fotos e dos fotógrafos que passaram por ela. Mas será que algum destes fotógrafos estarão na sua festa?
É muito importante conhecer o profissional que irá na sua festa, ter afinidade com o estilo de fotos que ele faz. Portanto, não contrate empresa, contrate o fotógrafo.
A diferença é que no tempo dos nossos avós o fotógrafo era alguém que produzia imagens para vender. Tudo era tratado com ele, desde os detalhes da cerimônia até os valores do trabalho a ser executado. Ele produzia as fotos, revelava, ampliava, montava o álbum e entregava.
O mercado cresceu e os eventos também. Surgiram as empresas de eventos e a câmera digital virou instrumento de produção em massa. Hoje temos no mercado empresas de fotografia cujo dono sequer sabe usar uma câmera mas promete milhares de fotos para seus clientes sem a menor cerimônia.
Evidentemente que isso não acontece com todas as lojas ou estúdios de fotografia, mas é assim com a maioria.
Qual a vantagem nisso? Fotos de qualidade? Bem focadas? Bom nível de composição e enquadramento? Prontas para qualquer tipo de impressão? Álbuns bem editados? - Não! Infelizmente  o que prometem é uma quantidade absurda de fotos, álbuns, brindes, telões, balas, chicletes, refrigerantes etc., mascarando o mais importante: - Quem irá registrar os melhores e mais importantes momentos de um acontecimento único para a história das pessoas ali presentes.

Clique sobre as imagens para ampliar.







Nenhum comentário: