30 novembro, 2009

Luiza, 4 anos...

Sempre preferi a luz natural, já falei sobre as vantagens da sua utilização. Mas e quando não temos outra alternativa, como por exemplo em fotografia de eventos?
Eu utilizo alguns truques para diminuir o impacto da luz do flash. Nestas fotos da Luiza, eu utilizei um Speedlite 580EX II. Apesar do teto alto o ambiente era branco, o que me permitiu trabalhar com meia carga, jogando o flash para trás e com um difusor “Bounce” na cabeça.
Mantive tudo no manual (flash e câmera), observando sempre a velocidade que deixei entre 1/125 e 1/200, pois a Luiza não parou de correr um único segundo.
PS.: Não acreditem que a luz do flash congela a imagem como vejo colocado muitas vezes em fóruns aqui na internet.

Considere-se também que em algumas fotos eu utilizei uma tele 70-300mm, a qual exige altas velocidades para a imagem não sair tremida.

Com o flash nas condições descritas as imagens ganham cor e contraste, diferentemente de jogar aquele “monte” de luz direta que deixaria a foto “lavada”, com pouco contraste e pouca saturação. Esse é um procedimento que uso sempre que posso e fica aqui como dica para quem quiser experimentar.

Abraços a todos.













3 comentários:

Ana Paula Batista disse...

Ficaram lindas as fotos! Valeu pela dica. Acabei de comprar um flash igual ao seu, mas estou apanhando ainda pra usar... rs

Unknown disse...

Obrigado Ana, é só uma questão de prática.

Unknown disse...

Obrigado Adriana. Aparece sempre!