13 abril, 2009

Retrato feito na rua...

A luz natural sempre é mais envolvente e modela melhor, especialmente em retratos. Normalmente as propagandas que vemos na TV deixam tudo por conta da câmera. Ou seja, as câmeras são milagrosas, analisam a luz, o contraste, as cores e tudo mais, para que apenas apertemos o botão disparador. A verdade é que isso não existe. O primeiro inconveniente das câmeras compactas é que no modo automático muitas vezes o flash é disparado sem necessidade. A luz do flash é dura (aliás uma das primeiras coisas que aprendemos em fotografia), não distingue primeiro e segundo plano, deixando tudo em evidência. Fotografar não é uma tarefa fácil, é necessário dedicação e muito estudo. Cada foto que fazemos, encontramos uma nova situação de luz e precisamos saber como lidar com todos os elementos desfavoráveis, tais como: falta de espaço, interferências de luzes, pouca luz, etc. É uma mistura de técnica e sensibilidade. Olhar. Muitos acham que tudo isso é puro blá, blá, blá! Mas não é! Tanto que vemos por aí dezenas de pseudo-fotógrafos entregando CD's com 100, 200 fotos por alguns trocados, sem nenhum tratamento. Foto tem que ter qualidade e estar de acordo com as necessidades do cliente. É imprescindível um tratamento posterior através de softwares de edição de imagens, em particular o PhotoShop. Muito importante também é saber que o PhotoShop não faz milagres, como pensam alguns, a foto tem que estar bem tirada, o PhotoShop é apenas uma parte do trabalho, é o que chamamos hoje de laboratório a seco.


Estas duas fotos do Zuzinha (como é conhecido), foram feitas entre 17h e 17h30min, em um bar no cruzamento das ruas dr. Quirino e Proença, aqui em Campinas, sem nenhum preparativo, muito pelo contrário, estava passando por lá e apenas parei com a minha câmera.
Independente da simpatia do Zuzinha que permitiu ser fotografado, sua espontaneidade juntamente com o uso correto da luz natural, deram um "ar" singelo à foto, captando muita ternura.
Os tons em p&b foram conseguidos através de tratamento digital, misturando-se os canais de cores.


Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal Eduardo! Estou aguardando ansiosa por mais fotos do gênero.